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Início 10 Mar 2003

 



 

Projeto Águia!  

Atualizado em: 24/Set/2003

"Quanto a gente quer a gente consegue, quando a gente não quer qualquer desculpa serve".

 

Construtores: Luidivan Maximo
Cidade: João Pessoa - PB
e-mail: luidivan@yahoo.com.br
Projeto: >> Luidivan projetou o barco <<
Nome do barco: Águia

Download do Projeto: Click aqui p/ download do projeto

Agradecimentos: Gostaria de agradecer a todos que direta ou indiretamente me ajudaram a concretizar e divulgar este sonho agora realidade. Principalmente minha esposa Vera que em todos os momentos me deu força. - Luidivan.

>> Esta página esta em construção <<   

Atualizado 24/Set/2003: e-mail do Luidivan

Este barco foi construído por Luidivan, com um custro aproximado de R$ 870,00 / Reboque R$ 270,00, Luidivan gentilmente resolveu compartilhar a experiência do barco e os desenhos, o texto abaixo foi escrito pelo próprio Luidivan, contando a história do Águia uma história tão bela quanto o barco:

" Caros Parceiros

Aproveito este espaço para um breve relato sobre o nascimento do Águia;

Eu tenho um barco da marca Mistral 430 a motor que uso para pescar nos arrecifes que se formam a 800 metros da praia do Poço em João Pessoa quando a mare baixa; meu pai que me acompanha em todas as pescarias vendo a dificuldade para chegar e ancorar nas pedras sem comprometer a casco do barco que é em fibra muito fina, saiu com a ideia de construir um barco de garrafas pet de refrigerantes de 2 litros. O teimoso do meu pai consegui construir o Garrafinha e na primeira vez que colocamos na água descobrimos que o mesmo tinha uma excelente flutuabilidade. O velho teimoso por falta de grana inventou de colocar uma vela no lugar de um motor, ele comprou o tecido e mandou minha mãe costurar a vela seguindo um projeto da cabeça dele. Decepção total o Veleiro Garrafinha não saiu do canto !!!.

Diante daquela decepção sofrida pelo meu pai e companheiro inseparável de pescarias, me senti impulsionado a pesquisar sobre barcos a vela, na tentativa de encontrar respostas para o problema. Eu não sabia nada sobre barco a vela. Entrei de cabeça na internet, comprei alguns livros, entrei no grupo Yachtdesign, ..., como resultado desse estudo descobri os problemas do Garrafinha, e fiz uma deliciosa descoberta: me apaixonei pela Vela; tomei a decisão de construir um barco a Vela; Nesta pesquisa eu defini o barco ideal para mim e minha família, que era o seguinte:


- Possuir espaço e capacidade para 5 pessoa s (eu, esposa e 3 filhos);
- Andar sentado dentro do barco por questões de conforto e não nas bordas;
- Ser um barco de passeio ou seja adernar pouco;
- Seguro, resistente e que em caso de acidentes, não afundasse, ou seja caixas estanques com isopor;
- E assim eu fiz;

A base do barco foi o Day Sailer, porem eu queria um barco menor por questões de espaço na garagem de uma casa de praia que tenho na praia do poço onde ele esta guardado e ficou assim definido: 3,65 à 4,00 metros de comprimento por 1,60 metros de boca. Passei para o papel; risca aqui, apaga ali, risca de novo, assim não da certo, etc, etc. finalmente saiu a
primeira versão; montei um barco modelo em escala 1 x 10, depois de todos os erros corrigidos, calculei o material necessário:


- 5 folhas de compensado marítimo de 10 mm;
- 63 metros de tábua de pinus de 20 cm de largura por 2 cm de grossura;
- 5 Kg de cola epóxi da Vedacid chamada Compound Adesivo;
- Mais de 300 parafusos galvanizados;
- A quantidade de resina eu não me lembro; mas foi acima de 5 Kg;
- Fibra de vidro, uns 2 Kg;
- Na pintura optei pelo Gel Coat Isoftalico 7 Kg, por questões de economia e praticidade;
- A plaina elétrica eu loquei por 2 dias para fazer o acabamento o resto das ferramentas (grosa, furadeira eletrica, sargentos, etc, eu já possuo).

O Mastro tem 6 metros de comprimento por 50 mm de diametro e a retranca tem 3 metros; O tecido utilizado foi o nylon de paraquedas, com 4 talas de alumínio de 25 mm de largura e bem finas; Portanto o projeto do Águiaé na verdade a soma de vários projetos que encontrei na internet;

Coloquei junto as fotos, os projetos originais scaniados do barco, espelhos de popa, bolina, leme, vela grande e buja, etc.

Fiz questão de colocar exatamente como eu os fiz; para vocês tenham uma ideia de quantos traços foram feitos e quantas vezes foi apagado. Se vocês prestarem atenção o comprimento total informado no projeto,é 3,65 metros, porem o barco ficou com 4 metros devido a um erro cometido na emenda dos compensados do casco; o erro foi de 8 cm. Para fazer os moldes para marcar e cortar o compensado do costado, optei por utilizar um papel bem grosso, não ficou uma "brastemp", mas o resultado final foi satisfatório !.

Quanto ao Garrafinha, eu fiz varias mudanças nele e hoje ele é quem nos leva para pescar !!! Para aqueles que acham que não são capazes, eu costumo dizer a seguinte frase:

"Quanto a gente quer a gente consegue; quando a gente não quer qualquer desculpa serve".

Grande Abraço a todos e desculpa por escrever muito (me empolguei)

Estou muito feliz;

Luidivan Maximo - João Pessoa/PB

Luidivan, você não escreveu muito, palavras verdadeiras e bons exemplos sempre ajudam a alimentar outras pessoas, principalmente ver isso tudo realizado junto com a sua família, sinceramente desejo a todos você muitas alegrias.

 

Você pode aumentar as fotos clicando sobre elas.

Garlindel

Esticador

01

Desenhos e medidas da Bolina

02

Desenhos e medidas da Buja

03

Desenhos e medidas do casco

04

Desenhos e medidas do leme removível, o leme funcionou bem e ficou muito leve

05

Desenhos e medidas do espelho de popa

06

Desenhos e medidas da travessa de proa

07

Vela principal - Feita em nylon de paraquedas.

08

Desenhos e medidas do barco em vista superior

09

Pedra fundamental; aqui o trabalho realmente teve inicio

10 Apertando o parafuso da tabua do acento do lado direito.
11 Por trás da minha foto, a inseparavel rede branca onde eu dormia e sonhava com o Águia Pronto
12

Eu e meu filho caçula

13

E haja retoque...

14

Minha esposa e maruja; controla a buja e a altura da bolina, a casa, o marido....

15
Isopor no bico para amortecer os impactos da agua e evitar afundamento em caso de acidentes graves (que Deus nos livre disso).
16

Filho e sobrinhos(as)

17

Primeira demão de Gel Coat Isoftalico no interior ( mão de obra contratada por conta da mesada!!!)

18

Casco na fase do lixamento

19

Lixando o casco...ufa; essa foi a pior etapa

20 Finalmente o casco pintado com três demãos de gel coat e utilizando um rolo de lã de carneiro
21 Chamando a tropa para virar e manobrar o Aguia.
22

Quase pronto

23

O dono do terraço por 6 meses

24

Duas marujas testanto a estabilidade do Águia

25
Pegando aquele bronze enquanto fazia pequenos ajustes na caixa de bolina para deixar o barco em ordem.
26

 

Tudo pronto, agora o Águia estava sob o olhar de outros dois barcos, uma superoito de meu irmão e o famoso Garrafinha feito pelo meu pai, eu ja louco para colocar o barco no mar e velejar.

27

 

 

A foto para a posteridade; minha preferida

28
Vista "discosta"
29

 

 

É hora de sair do ninho!

30

 

 

 

Uma "ageitadinha" para a foto de batismo.

31

 

 

 

Pronto! barco batizado, já pode ir ao mar.

32

 

 

Um empurrãozinho....

33

 

 

Águia livre, não há mais limites......

34

 

 

Parabéns! Luidivan e Família


  

O famoso "Garrafinha"

 

Alguns detalhes do projeto   

Qual o custo do barco ?
Barco R$ 870,00 / Reboque R$ 270,00 com roda de chevete adquirida na sucata.

O que você faria diferente hoje ?
Tentaria diminuir o peso final do barco
Aumentar em mais 2 m2 a area velica total (principal + buja)

O que não deu muito certo?
Tentar fazer as coisas apressadamente; um erro grave. Trabalhar em madeira exige paciência

Quanto tempo de montagem?
6 meses trabalhando somente a noite e nos finais de semana.

O que você inventou ?
Um esquadro com que podia varia de ângulo de 0 a 360 graus, a junção da retranca com o mastro, alias toda a ferragens foi inventada por mim, o mais legal foi os esticadores de estai de popa. Vou scaniar e mandar depois ok.

Que tipo de madeira você utilizou ?
Eu usei realmente o pinus com a espessura de 2cm, a cola epóxi foi a Compound Adesivo, parafusos zincados escondidos dentro da madeira e coberto sua cabeça com epóxi e/ouresina poliester, não usei resina epóxi por ter o preço proibitivo.

Para ipermeabilizar o barco, quantas demãos de polister vc aplicou ?
Dentro foram duas demãos e fora somente no locais onde coloquei fibra

Como foi a pintura ?
  • Depois do barco montado
  • Passei a massa, que eu fiz misturando resina poliester com talco industrial que são vendidos nas casas do ramo de produtos para barco. A massa foi utilizada para cobrir algumas imperfeições na superficie do barco (interna e externa ) e as inrregularidades da manta de vibra de vidro.
  • Recortei tiras de manta de vibra de vidro e coloquei nas emendas do compensado pelos lados de dentro e fora do barco, utilizando resina polyester para fixar a manta. Nas fotos pode-se ver as emendas das tabuas de pinus com cola epóxi e a massa feita de resina.
  • O barco foi ipermeabilizado por dentro com duas demãos de resina somente nas caixas estanques (acentos e bico)
  • Foi aplicado 1 demão de resina poliester no lado de fora somente onde existia a manta de fibra de vidro
  • Aplicou-se a massa ( talco + resina poliester ) somente do lado de fora nos locais onde foi aplicado a manta
  • Usei uma lixadeira ou melhor uma furadeira como lixadeira; lixas numero 80, 150 e 320 para lixa o barco por dentro e por fora
  • Pintei todo o barco usando gel coat na cor natural branco, onde aparece o barco em azul (piso do barco) foi utilizado misturado ao gel coat branco o pigmento azul. Usando um rolo de lã de carneiro, aplicou-se 3 demãos de gel coat no casco, o gel coat Isoftalico foi aplicado diretamente sobre a madeira e nenhuma tinta foi aplicado sobre o barco.

A pintura interna do barco seguiu o mesmo precesso da parte externa ?
Sim; Porem internamente nas caixa estanques eu apliquei duas demãos de resina poliester para proteger a madeira. Todas as parte do barco seja ela interna ou externa tem proteção

AVocê utilizou tecido ou manta de vibra de vidro em alguma parte do barco ?
A manta foi aplicada somente nas emendas do compensado, tanto na parte de interna como externa e uma maior quantidade de camadas de fibra no bico por questões de reforço.

Qual madeira que utilizou no leme ?
Parte fixa (superior): utilizei um sanduiche de compensado naval com tabua de madeira de construção, toda esta peça foi colada com epóxi e isolada com resina por issonão tem problema em não ser madeira de lei.
Parte movel (inferior): Tabua de madeira de construção de 30 cm de largura por 6 mm de espessura. 03 demãos de resina poliester

Quanto tempo este barco esta pronto e ele apresentou algum problema ?
Ele esta completando 1 ano desde o inicio da construção, ate o momento não apresentou qualquer problema na pintura ou na estrutura, continua firme e forte.

Na semana passada (28/7/2003) eu troquei os estais por cabos de aço zincados, inicialmente eles eram feitos de cordas de nylon.Os cabos de aço foram inseridos dentro de uma manqueira plastica para isolar os mesmos das intemperies. Com os cabos de aço a estabilidade do mastro ficou fantastica, antes as cordas de nylon se "esticavam" devido a tração exercida sobre elas, não deixando o mastro bem fixado.

Quais são as alterações no barco para se intalar um motor de popa ?
Como a estrutura do barco foi desenvolvida para que o mesmo seja "puxado" e não "empurrado", deve-se tomar o cuidado de reforçar o espelho de popa e o motor não deve ultrapassar os 7,5 Hp.

 

Se você quiser construir o águia o projeto está disponível, qualquer duvida mande um e-mail ao Luidivan.