www.barcomania.com.br


BarcoMania

Inicio
Meu Barco
Diário de construção
Proximas Atualizações
Construção do barco
Carreta do barco

Economizando

Dicas de trabalho
Tabelas de custos
Fotos amigos/visitas
 
Construção de Barcos
Fotos/dicas de construções nacionais
Sugestão de nomes
Sugestões de pintura
Barcos a motor
Canoas
Download
 
Links
Projetos Gratuitos
Outros Sites
Construção de Remos
Madeiras, Resinas,etc
 
Agradecimentos
E-mail
O Autor
 

Início 10 Mar 2003

 



Estrado 2/5
Atualizado: 22/Jun/2003

 

Esta página descreve a montagem do estrado para o barco de 6,3m página 30 do manual da FAO, com o titulo de "Building the Jig". A montagem é simples, utilizei madeira de Pinus 2,5cm x 15cm sei que a madeira não tem boa qualidade mas acredito que isso não será problema. Para as madeiras utilizadas nas laterais da peça, medindo 10cm x 5cm, utilizei algumas que já tinha em casa como Angelim vermelho e Canela. Não existe uma precisão de milimetros nas medias o importante e que a montagem fique dentro das medidas, no esquadro e firmes.

1) Corte as madeiras conforme as medidas do manual, limpeas e passe rapidamente uma lixa, somente para remover as farpas e principalmente alguma sujeira no local onde será aplicado a cola PVA.

2) Devemos entender que o estrado vai suportar todo o peso do barco que é de aproximadamente de 350Kg, por isso o estrado deve ficar " FIRME", para reforçar a estrutura utilizei cola PVA ( cola simples e barata para madeira tipo cascorez ) principalmente porque as madeiras são macias por serem de Pinus. Duas coisas que aprendi sempre que possível colar a madeira e utilizar lixa de ferro em madeira, a lixa de ferro é mais cara porem dura mais. Marque com um lápis a largura das madeiras somente para sabermos a área onde aplicar a cola.

3) Você pode utilizar um pedaço da madeira que sobrar para ajudar no alinhamento dos cantos.

 

4) Coloque SOMENTE 1 PREGO na madeira do lado esquerdo e do lado direito. Utilize um esquadro para conferir o alinhamento das peças.

    

 

5) Pregue completamente o primeiro prego de cada lateral e depois coloque mais dois pregos em cada lateral, resumindo cada lateral sera fixada com 3 pregos.

6) Antes de pregar a tábua da parte de baixo, verifique as medidas como mostra a figura abaixo, se necessário faça uma correção.

7) O manual não descreve mas a tábua que vai ficar próxima ao chão deve ficar afastada aproximadamente 4cm do final das laterais, provavelmente para não encostar no chão, marque esta distância, depois risque com um lápis, somente para sabermos onde aplicar a cola.

 

8) Você já deve saber o proximo passo, passar cola, ajustar a madeira e colocar 3 pregos de cada lado.

 

9) Observou que a mesa esta suja ? eeeee não coloquei um plástico nela quando colei a roda da proa, na realidade este é o compensando que na parte de baixo está desenhado as cavernas. Tenho utilizado ele com frequência nas montagens, foi um erro ter comprado ele com a espessura de 5mm, compre um compensado barato mas com a espessura mínima de 15mm de espessura. Para o barco de 6,3m são necessárias 2 peças descritas acima, na próxima página a montagem das outras partes...

 

   

 

Faça a sua filmagem ou tire fotografias e mande para publicarmos neste site e ajudarmos outras pessoas, se você achou alguma descrição confusa por favor mande um e-mail