www.barcomania.com.br


BarcoMania

Inicio
Meu Barco
Diário de construção
Proximas Atualizações
Construção do barco
Carreta do barco

Economizando

Dicas de trabalho
Tabelas de custos
Fotos amigos/visitas
 
Construção de Barcos
Fotos/dicas de construções nacionais
Sugestão de nomes
Sugestões de pintura
Barcos a motor
Canoas
Download
 
Links
Projetos Gratuitos
Outros Sites
Construção de Remos
Madeiras, Resinas,etc
 
Agradecimentos
E-mail
O Autor
 

Início 10 Mar 2003

 




Estrado 5/5

Atualizado: 03/Out/2003

 

Fase final da montagem do estrado, agora basta colocar a linha de centro que será a base para a construção do barco e montar as travessas para fixar melor o esrado e as cavernas. Primeiro você deve fazer uma marca exatamente no meio do pé da popa e depois outra marca do pé da proa que são os dois extremos do estrado, agora estique uma linha nestes pontos, utilize um prego para fixar a linha (figura 3), tudo isto está no manual na página 31 (Rev 2 /134 )

Figura 1
Figura 2


Figura 3


Isto é importante nesta construção, o estrado pode estar um pouco torto mas ele tem que estar NIVELADO e com as travessas perpendiculares em relação a linha de contrução, isto é muito importante, a linha decontrução é a base de toda a montagem, na hora de montar as cavernas vc vai entender porque. Abaixo uma sujestão de como deixar as

1) Abaixo uma sugestão para que as travessas fiquem perpendiculares em relação a linha de construção. Para isso construi um esquadro de madeira, coisa simples e rapida.

  

2) Utilize um esquadro e faça um risco aproximadamente no meio da travessa

3) Agora utilize uma linha de nilon com um peso na ponta para formar a primeira referencia, na foto abaixo utilizei um cordão para aparecer melhor na filmagem.

  

4) Agora faça o mesmo esquema, na ponta do esquadro, linha junto com um peso, acerte o esquadro com a travessa, e ajuste a travessa ate as linhas tocarem levemente a linha de coinstrução. Foi a forma que eu achei mais simples, se alguem tiver outra idéia ficaria feliz em recebe-la.

  

 

Depois de alinhar a travessa basta pregar, faça isto para toda as travessas. Cuidado duas coisas importantes

1) Alinhar as travessas em relação a linha de construção.
2) Todas as cavernas devem ter um bom riso no meio, você vai precisar dele.

   

Depois de pregar as travessas, basta colocar as diagonais, sempre trocando o sentido como mostra o desenho abaixo. 

No ponto onde as cavernas serão fixadas deve-se deixar um espaço de 7cm para que a caverna possa ser pregada, a figura abaixo mostra isso.