www.barcomania.com.br


BarcoMania

Inicio
Meu Barco
Diário de construção
Proximas Atualizações
Construção do barco
Carreta do barco

Economizando

Dicas de trabalho
Tabelas de custos
Fotos amigos/visitas
 
Construção de Barcos
Fotos/dicas de construções nacionais
Sugestão de nomes
Sugestões de pintura
Barcos a motor
Canoas
Download
 
Links
Projetos Gratuitos
Outros Sites
Construção de Remos
Madeiras, Resinas,etc
 
Agradecimentos
E-mail
O Autor
 

Início 10 Mar 2003

 




Introducão a montagem
Update: 16 Jun 2003

 

Vou descrever em portugues as principais parters do manual da FAO referentes a montagem do barco em compensado naval , para cada parte montada existira um página com o titulo de "Descricão do manual", o manual esta em Ingles porem o que predomina são as figuras e felizmente as medidas não estão em polegadas. Não vou "descrever" todo o manual, somente as partes mais importantes, estou montado o barco de 6 metros todo o procedimetno de montagem vale para os barcos de 5m, 7m e 8m o que muda são medidas. Estou fazendo isto para vc ter a chance de construir seu barco, eu espero um retorno de quem estiver montando este barco mandando e-mails dizendo quais partes deste site estão confusas, faltam fotos, etc, principalmente mandar fotos de sua montagem isso vai estimular e encorajar outras pessoas a montar mais barcos e quanto mais bagunca e "fundo de quital"aparecer na foto melhor! fica mais divertido.

Sequência da montagem: A sequência que eu estou fazendo é em funcão do $$$, compreias a parte mais cara da montagem primeiro o compensado naval de cedro, aqui em Florianópolis estava caro e dificil de achar, como encontrei chapas com um preco bom, gastei a grana disponivel do barco ate o momento. A credito que a ordem não importa muito vou seguir a seguinte sequência:

  • Roda da Proa
  • Estrado
  • Cavernas
  • Montagem do Esqueleto do barco
  • Cortes na quilha para encaixe do compensado
  • Montagem da quilha
  • Ipermibializacão do barco
  • Pintura do barco

Esta sequência pode mudar levemente, lembre-se nunca montei um barco antes e "deslizes"podem acontecer. Mas a cada dia vejo como montar este barco é simples, no inicio tinha medo de perder o material e fazer alguma coisa errada durante a montagem e perder tudo, isso é impóssivel a cola epóxi esta ajudar a corrigir os erros. Vamos trabalhar juntos, colabore.

Algumas coisas nestas "descrições" pode acontecer:

1) Errar na interpretação do documento da FAO.
2) "Pedirem" para remover as "descrições" do site.
3) Você pode não gostar de achar um erro durante a sua montagem, lamento eu avisei eu sou boi de piranha!


Pergunta: Para que isso tudo ? Simples recebi muitos e-mails e sei que o ingles é um problema para o sonho de muitas pessoas, e vale apena correr o risco como disse o Afonso Peres no site dele: Se uma pessoa usar este site e montar o barco todo meu esforço valeu apena.

Boa sorte a todos nós!